Acontece

O colégio de aplicação da UFU forma delegação mineira premiada na MILSET 2025

por Laura Rodrigues, Júlia Brito e Aline Carrijo
por Willian
Publicado: 18/06/2025 - 07:42
Última modificação: 18/06/2025 - 07:46

Visando despertar o interesse dos alunos por ciência e tecnologia, o Grupo de Estudos, Pesquisas e Inovações Tecnológicas desenvolve suas atividades na Escola de Educação Básica (ESEBA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Durante a formação dos jovens pesquisadores, o grupo incentiva a popularização da ciência, permitindo a divulgação dos trabalhos desenvolvidos, em eventos científicos. Pensando nisso, quatro estudantes pesquisadores, juntamente à coordenadora do grupo, tiveram a oportunidade de participar da Expo Nacional Milset Brasil 2025, uma feira científica a nível internacional e uma das maiores da América Latina. Destaca-se que o objetivo desta feira é promover a integração entre educação, pesquisa e empreendedorismo, fomentando o intercâmbio científico e cultural entre estudantes expositores.

 

A Expo Nacional Milset Brasil 2025 teve sua realização em Fortaleza - Ceará de 11 a 15 de maio. Durante a feira, os estudantes puderam visitar trabalhos com o tema diferente do próprio projeto, permitindo uma ampla troca de saberes entre alunos, pesquisadores e professores orientadores.

 

Para conquistarem um espaço no evento em questão, discentes/pesquisadores passaram por um processo de avaliação técnica do projeto. Durante a feira, a avalição teve continuidade com profissionais especializados na área ou tema da pesquisa, que pontuaram desde o desenvolvimento da proposta de pesquisa até a postura dos alunos enquanto pesquisadores, levando em consideração critérios como: criatividade, impacto global, sustentabilidade, oralidade, entre outros.

 

Além de trocarem experiências, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecerem pessoas originárias não somente do Brasil. Vale ressaltar que o evento contava com 6 nacionalidades diferentes, o que permitiu um intercâmbio cultural internacionalidades. Essa característica foi evidenciada pela presença prioritária da língua espanhola nas apresentações e interações com outros pesquisadores e visitantes da feira.

 

O evento contou com trabalhos do Brasil inteiro, sendo, os projetos apresentados pelos pesquisadores do GEPIT, os dois únicos da delegação de Minas Gerais, e foram contemplados com premiações em suas respectivas áreas. O trabalho Empoderamento Feminino nas Áreas STEAM: explorando transformações de energia a partir do Efeito Seebeck apresentado na área de Exatas foi contemplado com 2º lugar em Ciências Exatas e da Terra e credencial para a MOSTRATEC – 2025. Já o trabalho Desenvolvimento de Material Sustentável para a Criação de Aeromodelos, da área de Engenharia e aeromodelismo, recebeu credencial para a próxima edição da Milset, que ocorrerá presencialmente em 2026 na Colômbia.

 

Para além da exposição dos trabalhos, o evento contou com um “dia livre”, para turismo e lazer, proporcionando novas experiências aos alunos, como passeios pela cidade e pelas praias da região; permitindo aos estudantes experiências culturais no lugar cede do evento.

 

Laura Rodrigues e Júlia Brito, pesquisadoras integrantes do Gepit e da Delegação Mineira, que estiveram apresentando seus trabalhos na Milset 2025, comentaram a respeito da experiência vivida e da importância da participação em feiras como essa.

 

Com a participação no evento, têm-se acréscimos para as pesquisas desenvolvidas e também para o desenvolvimento do jovem pesquisador, na sua trajetória científica. Com o intuito de popularizar a ciência desenvolvida desde cedo, nós, integrantes do GEPIT contribuímos com o papel de extensão dos projetos desenvolvidos dentro do espaço da universidade. (Laura Rodrigues, 8ªano do Colégio de Aplicação da UFU, pesquisadora GEPIT).

 

Foi muito gratificante conhecer uma cidade tão bela, com praias incríveis e paisagens de tirar o fôlego. Simplesmente inesquecível! Falando sobre a feira, foi - com certeza - uma experiência única e enriquecedora. Conhecer tantas pessoas de diferentes lugares e até de outros países superou todas as minhas expectativas. Nunca imaginei que teria contato com propostas de pesquisa tão interessantes e inovadoras, inclusive internacionais. Os dias em Fortaleza passaram voando, acho que é porque eu estava gostando de tudo: a cidade, a feira, as pessoas... tudo foi esplêndido! Quero agradecer de coração a todos que contribuíram para que essa experiência fosse possível desde os pesquisadores e professores até os organizadores da feira. Adeus, MILSET 2025! (Júlia Brito, 7ºano do Colégio de Aplicação da UFU, pesquisadora GEPIT).