Saúde Escolar
Publicado: 10/11/2020 - 10:49
Última modificação: 29/02/2024 - 13:45
A equipe de Saúde Escolar é composta por uma enfermeira e três técnicas em enfermagem, as quais desenvolvem um trabalho preventivo, curativo e educativo.
O atendimento em Saúde escolar visa:
- Fomentar e promover autonomia do aluno; Trabalhar com prevenção de doenças;
- Realizar orientações sobre saúde;
- Prestar cuidados de enfermagem em sentido amplo, as necessidades de saúde individuais de alunos (as) com; deficiência física, portadores (as) de doenças crônica ou congênita;
- Proceder primeiros socorros para a comunidade escolar;
- Encaminhar para os serviços de odontologia, psicologia e assessoria escolar, quando necessário;
- Autorizar a dispensa de aluno (as), quando necessário;
- Casos em que a família será acionada:
- Convulsão;
- Temperatura corporal superior a 37,5°C;
- Perda de consciência;
- Choro persistente;
- Cortes profundos e extensos com a suposta necessidade de sutura;
- Suspeita de Fratura, Luxação e de doenças infectocontagiosas;
- Dúvida relativa a saúde da criança, adolescente e de adulto;
- Necessidade de orientação às famílias, dentre outras questões avaliadas como grave;
Medicação: A escola não poderá ministrar qualquer tipo de medicação, devido possibilidade de efeitos anafiláticos. Salvo em caso de indicação/receita médica e com aviso prévio da família;
Importante: A escola possui técnico de enfermagem, porém não é possível a cobertura de todo o período de aulas, manhã, tarde e noite;.
Atendendo a Lei municipal 12.922 de março de 2018, Art. 1° Torna obrigatório aos pais e responsáveis por crianças e/ou adolescentes regularmente matriculados nas instituições de ensino público ou privado do Município de Uberlândia, apresentar cópia, juntamente como original de receitas expedidas pelos médicos dos medicamentos. (Redação dada pela Lei nº 12.960/2018).
Para segurança do/a estudante, a medicação deve ficar aos cuidados do serviço de enfermagem, para ser armazenada de forma adequada. Caso seja necessário chamar os pais para buscar o/a estudante, a mesma aguardará a família na sala de aula, biblioteca, enfermaria, ou na sala da assessoria. A decisão dependerá da gravidade, do risco infeccioso, do tempo de espera da família e/ou a demanda de atendimento.
O setor de saúde escolar em parceria com o corpo escolar ESEBA UFU tem como atribuição primeiro atendimento e encaminhamento, junto a família do aluno (a) para atendimento médico na rede especializada.
R. Adutora São Pedro - 40 - Bairro Nossa Sra. Aparecida
Uberlândia - MG - CEP 38400-785