Caminhos para a Inclusão: Interlocuções entre Educação Especial e Língua Portuguesa
Publicado: 01/10/2025 - 13:42
Última modificação: 01/10/2025 - 15:18
O terceiro encontro do projeto “Caminhos para a Inclusão: Interlocuções entre Educação Especial e Língua Portuguesa”, coordenado pelos docentes Bruno Figueira, Franciele Queiroz, Rochele Garibaldi e Walleska Bernardino, contou com a participação de protagonistas surdas para celebrar o Mês dos Surdos, que é comemorado durante todo o mês de setembro.
A mesa-redonda contou com a participação da Profa Dra. Márcia Dias Lima, Profa. de Libras da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU) e referência nacional na educação de surdos, e Viniele Moreira Oliveira, graduanda no Curso de Teatro da UFU e diretora social da Associação de surdos de Uberlândia (Asul). A Profa. Márcia ainda trouxe seus pais Agnaldo e Rita, também surdos, para participar do diálogo e contar sobre suas vivências.
Além de ensinar alguns sinais na Língua Brasileira de Sinais (Libras), as ministrantes explicaram o significado dos símbolos e cores da bandeira da educação de surdos, contextualizando a importância da comunicação nessa língua que faz parte de uma comunidade e cultura própria, a dos surdos e surdas.
A dinâmica da roda foi enriquecedora, elucidando a história desse público a partir das vivências e experiências dos participantes, caracterizando-se como um momento inesquecível para nós da Eseba.
Agradecemos a todos que participaram, especialmente as ministrantes.






