Caminhos para a Inclusão: interlocuções entre Educação Especial e Língua Portuguesa
Publicado: 07/04/2025 - 10:41
Última modificação: 07/04/2025 - 10:48
Neste ano, nós, professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia, iniciamos o projeto “Caminhos para a Inclusão: interlocuções entre Educação Especial e Língua Portuguesa”, coordenado por Bruno Figueira, Franciele Queiroz, Rochele Garibaldi e Walleska Bernardino. A proposta está alinhada aos princípios da educação inclusiva e tem como objetivo ampliar a formação dos estudantes dos 8º e 9º anos, promovendo reflexões sobre os contextos e as vivências do público da Educação Especial.
Nosso propósito é conhecer e valorizar as potencialidades de convidados e convidadas, oferecendo espaço para o protagonismo de suas vozes e experiências.
Em nosso primeiro encontro, realizado no dia 20 de março, abordamos o Dia Internacional da Síndrome de Down. Contamos com a participação dos estudantes Emanuel Alves Langkammer (8º ano), Isabela Gontijo Pereira (9º ano) e da nossa aluna egressa Vitória Monteiro Brandão. Eles compartilharam suas trajetórias, responderam às perguntas dos colegas e nos proporcionaram momentos de escuta, acolhimento e aprendizado.
A seguir, registramos alguns desses momentos — e, em breve, teremos mais encontros e novas partilhas!