Educação de Jovens e Adultos
Publicado: 30/06/2020 - 00:00
Última modificação: 10/05/2023 - 14:54
A Educação de Jovens e Adultos é oferecida pela Escola de Educação Básica da UFU, desde 2015, na modalidade PROEJA/FIC– Formação Inicial e Continuada em nível do Ensino Fundamental - 6º. ao 9º. ano- , com formação em Auxiliar Administrativo. Em parceria com o Instituto Federal Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia (IFTM), os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, com projetos específicos e atividades, envolvendo diferentes áreas de conhecimento, a saber: Artes, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês) e Matemática. Esses conteúdos estão organizados em disciplinas que compõem o núcleo comum básico e a parte técnica. As disciplinas técnicas são ministradas por docentes do IFTM aos alunos do 8º e do 9º ano; as do núcleo comumsão ministradas por professores da Eseba aos estudantes do 6º ao 9º ano.
O curso é oferecido no período noturno – de 18h50min às 22h10min - com a duração mínima de dois anos e máxima de três anos, com carga horária de 1240h para a Base Comum e 200h para a Qualificação Profissional.Cada aula tem a duração de 50 minutos; a carga horária diária é de 3h20min, compreendendoaulas teóricas, orientações, práticas, oficinas, laboratórios, sendo acrescidos (10) dez minutos diários de recreio orientado, totalizando 3h30 min de atividades diárias.
A proposta político-pedagógica do PROEJA objetiva desenvolver práticas pedagógicas que qualifiquem os alunos trabalhadores, jovens e adultos, uma vez que a qualificação é parte indissociável das políticas de trabalho, emprego e renda, sejam elas urbanas ou rurais; públicas ou privadas. Para tal configuração, esta proposta requer uma integração curricular e exige a reorganização das diferentes áreas de conhecimento assim como a definição de metodologias de ensino-aprendizado que ultrapassem as fronteiras tradicionais da formação científica tecnológica. Por isso, propomos como base metodológica a junção do conhecimento com a práxis social. Assim, o currículo do PROEJA Fundamental Integrado deve contemplar a elaboração e execução de projetos articulados de forma a superar a fragmentação dos conteúdos específicos, na tentativa de favorecer a construção de conhecimentos.
A proposta pedagógica para o PROEJA pretende ser fundada em uma concepção de educação escolar que promova um vínculo entre os processos pedagógicos e a formação de sujeitos conscientes e capazes de intervir na realidade social, concebendo o estudante como sujeito social, que busca inserir-seno mundo do trabalho. Para atender à educação escolar integrada ao mundo do trabalho, o currículo deve buscar na ciência a contribuição para promover um processo de ensino eaprendizagem, articulado às dimensões humanas como criar, fazer, pensar, argumentar, sentir, promovendo a formação de um cidadão capaz de refletir, analisar, ser crítico e atuante. Essa formação integra esses saberes ao mundo do trabalho, promovendo um desenvolvimento intelectual capaz de aliar conhecimento, pesquisa e intervenção na realidade, pois não existe prática desvinculada de um saber. Nessa integração os conhecimentos adquirem potencial para se transformar em ferramentas que, apropriadas, são capazes de atender à formação de cidadãos compromissados com o mundo ao seu entorno, bem como com os problemas sociais. Nessa perspectiva, o trabalho não é compreendido apenas como uma atividade laborativa.
Partindo dessas propostas pedagógicas e políticas, reafirmamos a ideia de que o processo educativo deve contribuir com a superação do ser humano fragmentadohistoricamente pela divisão social do trabalho entre manual/técnico e intelectual, visando a uma formação que possibilite a leitura do mundo e a atuação cidadã.
Aprovação de alunos do ProEJA no ENCCEJA
http://www.eseba.ufu.br/acontece/2018/11/aprovacao-de-estudantes-do-proe...
BIBLIOGRAFIA
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MEC. Programa Nacional Integração da Educação Profissional com aEducação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: Documento Base. Brasília, 2007.
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