Márcia Martins de Oliveira Abreu
Publicado: 25/05/2021 - 10:09
Última modificação: 23/05/2024 - 11:37
Professora-pesquisadora atuando na área de Alfabetização da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA/UFU, desde 2010. Possui graduação em Pedagogia (1998), especialização em Inspeção escolar (2006), Mestrado em Educação (2009) e Doutorado em Educação (2019), todos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Ocupou cargos de professora, orientadora e supervisora escolar nas redes particular, estadual, municipal e federal de Uberlândia/MG. No período de atuação como orientadora educacional na rede municipal de ensino de Uberlândia foi cedida para a Secretaria Municipal de Educação (SME) para atuar como integrante da Comissão Permanente de Acompanhamento Pedagógico das Unidades de Educação Infantil Conveniadas de Uberlândia e distritos e como formadora local pelo convênio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Avisa Lá. Atualmente é líder do GEAE / Grupo de Estudos da Alfabetização da ESEBA/UFU e membro dos grupos de pesquisas: Lecturi (FACED/UFU) e GEPA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização). As principais pesquisas e publicações se referem às seguintes temáticas: Teoria Histórico-Cultural, Pedagogia Freinet, apropriação da cultura escrita, literatura infantil e alfabetização na perspectiva discursiva.