Critérios de avaliação

por Portal ESEBA
Publicado: 30/06/2020 - 00:00
Última modificação: 01/07/2021 - 15:26

A  Avaliação na Educação Infantil da Eseba/UFU tem sido um recurso importante para o/a professor/a, um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens e garantir o desenvolvimento integral das crianças. Pois ao avaliar o seu grupo de crianças poderá diagnosticar e reorganizar sua ação, realizando assim uma reflexão-ação-reflexão de seu trabalho junto às crianças. Para Bassedas, Huguet e Solé (1999), a finalidade básica da avaliação na Educação Infantil é que “[...] sirva para intervir, para tomar decisões educativas, para observar a evolução e o progresso da criança e para planejar se é preciso intervir ou modificar determinadas situações, relações ou atividades na aula”.

Procedimentos que visam garantir a avaliação:

  • Acompanhamento da participação das crianças nas atividades propostas, a partir de avaliação diária e processual, em diferentes momentos;
  • A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano, a análise e a síntese dos aspectos afetivos, cognitivo, motor e sócio-cultural das crianças;
  • Elaboração de relatório do grupo e individual feito semestralmente, contemplando todos os aspectos do desenvolvimento da criança. O referido documento é e compartilhado com todas as famílias em atendimentos individuais;
  •  Utilização de múltiplos registros realizados pelo professor regente e especialistas (relatórios, portfólios, fotografias, desenhos, álbuns etc.), organizados pelo professor em forma de registros fotográficos, filmados e textos descritivos dos momentos realizados pelas crianças nos diversos ambientes da escola, ou seja a Educação Infantil Eseba/UFU produz todos os anos um material único referente ao grupo de alunos deste determinado ano, não utilizando de apostilas, nem mesmo materiais previamente prontos; tudo é construído pelas crianças e pelos professores;
  • Possibilidade de conhecer o nível de desenvolvimento diagnosticar das crianças, orientando e redimensionando o fazer docente;
  •  A participação dos pais sempre que necessário ao longo de todas as semanas do ano letivo e sistematicamente ao fim de cada semestre em reuniões individuais. Pois, acreditamos que os pais, também, têm o direito de acompanhar o processo de aprendizagem de suas crianças, se inteirando dos avanços e conquistas, compreendendo os objetivos e as ações desenvolvidas pela instituição;  
  • Também proporcionamos aos professores, aos pais e/ou outros responsáveis momentos formativos ao longo do ano referente a temas observados pelos professores nas avaliações feitas no cotidiano junto às crianças. 


(fonte: Parâmetros Curriculares Educacionais Educação Infantil Escola De Educação Básica Universidade Federal De Uberlândia; 2014/2015/2016)