Projeto Pedagógico
Publicado: 30/06/2020 - 00:00
Última modificação: 12/07/2021 - 12:08
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
Coordenação pedagógica
E desenvolvida por um membro da equipe de professores, e é alterada anualmente. Além disso, de acordo com a Resolução SEI no. 02.2018, do Conselho Diretor, seção 1, esta pessoa executa sua função enquanto coordenador/a e ainda possui uma carga horária de ensino diretamente com as crianças.
De acordo com o Regimento da Eseba, artigo 44, as atribuições gerais da coordenação da Educação Infantil são:
- Representar os demais docentes da Área de Conhecimento no Conselho da Eseba/UFU.
- Articular as demandas da Área de Conhecimento garantindo que as decisões sejam tomadas de forma coletiva.
- Coordenar as reuniões da área, oportunizando o diálogo e o aprimoramento da proposta pedagógica da área.
- Articular as formações continuadas docente e/ou com a comunidade escolar.
- Participar da avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos discentes, juntamente com os demais docentes envolvidos.
- Mediar as questões pedagógicas e administrativas relativas à Área de Conhecimento.
- Auxiliar os docentes da área no planejamento e/ou na execução de atividades específicas.
- Auxiliar a Direção da escola na consecução dos objetivos do projeto político pedagógico e na articulação das atividades docentes de sua Área de Conhecimento com as demandas administrativas.
- Acompanhar e zelar pelo patrimônio material da área.
- Articular momentos interdisciplinares e multidisciplinares entre os anos de ensino, ciclos e entre as Áreas de Conhecimento.
- Acompanhar os atendimentos individuais às famílias, quando necessário, juntamente com o docente, Gestão, Psicologia Escolar, Educação Especial e/ou Serviço Social.
- Acompanhar visitas de profissionais de outras instâncias à área, bem como os estágios supervisionados que ocorrem na mesma.
Entendemos ainda que o/a coordenador/a da educação infantil, tem um papel de articular e integrar o trabalho realizado entre professores, direção e famílias visto sua flexibilização de atribuições e a possibilidade de uma visão holística da dinâmica escolar. Além disso, cabe ao/a coordenador/a manter-se informado e acompanhar as discussões no âmbito geral da educação e políticas públicas.
Brinquedoteca
Diante da educação que principiamos que é entendida em sua dimensão libertadora, criativa, participativa, com escuta ativa de seus sujeitos, inclusiva e democrática, houve a criação de um espaço de aprendizagem legitimando o brincar das crianças.
O lúdico é parte constitutiva do processo de aprendizagem das crianças. Desse modo, os jogos e as brincadeiras são processos de construção da identidade individual e de grupos, de apropriação e recriação de culturas. O brincar é condição de transformações no desenvolvimento das crianças.
Objetivos:
- Proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está perdendo tempo;
- Ser um espaço onde a pessoa (professora) responsável por este local possa observar a criança interagindo com os brinquedos;
- Valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade;
- Desenvolver a criatividade, a inteligência e a sociabilidade desprovidas de preconceito de gênero;
- Dar oportunidade de expansão das potencialidades das crianças;
- Dar oportunidade para que a criança aprenda a se expressar, jogar, perder, ganhar, tentar novamente e a participar;
- Proporcionar o acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e de descobertas;
- Incentivar a valorização do brinquedo como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, social e emocional;
- Enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias;
- Contribuir para a construção da personalidade da criança.
- Ser um espaço de pesquisa, extensão e novas práticas para o brincar.
Espaço Cultural
Espaço que se propõe num trabalho coletivo que envolve o plural, o diverso, as linguagens, o lúdico, a imaginação, as culturas, para experimentar um pouquinho da beleza da vida; é espaço para favorecer o desenvolvimento das múltiplas capacidades do humano.
Objetivos:
- Ao considerar essa ideia sobre cultura, o Espaço Cultural constitui-se em um trabalho que tem a intenção de:
- Favorecer o desenvolvimento das múltiplas capacidades do ser humano;
- (Re)conhecer as produções culturais elaboradas ao longo da história humana;
- Valorizar, compreender e respeitar as diversas manifestações culturais das crianças e das infâncias;
- Proporcionar visibilidade a inter-relação entre o pensar, o sentir, o fazer, o criar, e o transformar;
- Contribuir na formação humana através de experiências relacionadas a cultura e as linguagens: teatro, música, dança, pintura, desenho, poesia, literatura, culinária, medicina popular, costuras e outras.
Artes Visuais
Os conteúdos são trabalhados no desenvolvimento curricular e processual dos/as estudantes.
Embora determinados conteúdos sejam abordados com maior ênfase em cada ciclo, eles perpassam uns pelos outros de forma complexa e não linear, entendendo que ao tratar do fazer artístico os aspectos abordados são interdependentes, sendo que as abordagens e o nível de complexidade das atividades variam de acordo como o desenvolvimento do/a estudante e com o objetivo das propostas.
Os processos de criação e experimentação são associados ao estudo de artistas e suas obras em diferentes momentos da História da Arte em âmbito internacional, nacional, regional e local; à fruição e análise de imagens e seus contextos de criação, culminando no desenvolvimento de processos criativos individuais e coletivos de acordo com os elementos e artistas estudados/as.
Objetivos
- Abordar os elementos básicos da linguagem e da composição em Artes visuais, atrelando os processos do fazer à fruição de imagens artísticas, contextualizando-as na História da Arte.
- Introduzir o vocabulário específico das Artes Visuais.
- Experimentar diferentes técnicas e materiais expressivos.
Teatro
As aulas de Teatro têm por objetivo criar um espaço criativo e processual, a partir dos primeiros contatos com essa linguagem artística. As propostas lúdicas buscam a aproximação com elementos fundamentais do teatro, valorizando a expressividade, expectativas, experiências e criatividade das crianças. Com base na linguagem teatral e em seus aspectos, espera-se instigar as crianças no que diz respeito à interpretação, criação e apreciação/fruição de obras artísticas, levando em consideração seus elementos técnico-expressivos e contextualização histórica, a partir de jogos teatrais, brincadeiras tradicionais, contação de histórias e outros disparadores.
Objetivos:
Fomentar o desenvolvimento de habilidades, comportamentos e valores, ressaltando os processos individuais e coletivos inerentes ao fazer artístico. O processo de criação terá como norteador elementos específicos do Teatro e será construído de acordo com as respostas e envolvimento das crianças nas atividades propostas.
Educação Física
CONTEÚDOS: ginástica, expressão/dança e jogo.
OBJETIVOS: Vivenciar e identificar os movimentos básicos da ginástica elementar para o desenvolvimento de habilidades motoras; despertar e desenvolver a expressividade e a criatividade; Desenvolver habilidades sociais e motoras através dos jogos, identificando regras e construindo-as coletivamente.
Atendimentos educacional especializado
O Assessoramento a classe comum no CAp ESEBA/UFU, conforme previsto Resolução 04/2009, tem como objetivos: - apoiar e orientar ao professor(a) sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade; - orientar às famílias em relação à postura, mobiliário, bem como recurso de acessibilidade; - acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum, bem como em outros ambientes da escola; e - ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo autonomia e participação.
Objetivo:
- Identificar, elaborar e organizar os recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem/minimizem as barreiras para a plena participação dos estudantes público-alvo da Educação Especial (MEC, 2008), considerando suas necessidades específicas e individuais.
Psicologia Escolar
É uma das áreas de conhecimento que integram o Projeto Político Pedagógico do CAp Eseba/UFU e é composta por docentes com formação em Psicologia e pós-graduação nas áreas de Psicologia e/ou Educação. Na Educação Infantil a Área de Psicologia Escolar realiza o Acompanhamento Psicoeducacional que envolve: Intervenções Psicoeducacionais em sala de aula; Avaliação Psicoeducacional a crianças com queixa escolar e/ou dificuldades no processo de escolarização; encaminhamentos, quando necessário, para avaliações e discussão de casos com equipe multidisciplinar externa à escola; orientação a famílias e professoras/es; apoio à gestão escolar visando contribuir com o processo de escolarização formal de todos e todas.
Objetivo geral das Intervenções Psicoeducacionais em sala de aula:
- Intervir no processo de escolarização, de forma a agregar ao campo educacional, os conhecimentos da Psicologia para a promoção de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, afetivo-emocional, social e cultural das crianças, a partir de temas articulados com os conteúdos curriculares e assuntos do cotidiano.
Anexo | Tamanho |
---|---|
novo_pce_2020_2021.pdf | 362.43 KB |